top of page

AS QUALIDADES DE UMA PESSOA EFICAZ

  • Foto do escritor: Claudia M. Ordine
    Claudia M. Ordine
  • 1 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Antes de falar sobre as qualidades de uma pessoa ou profissional eficaz vamos falar sobre paradigmas, que nada mais são do que as nossas crenças, nossos valores, aquilo que aprendemos no decorrer de nossa vida. Os paradigmas, corretos ou incorretos são a fonte dos comportamentos e atitudes e de nosso relacionamento com os outros.

A quebra desses paradigmas é o principal fator para começar a aplicar as atitudes que nos tornarão eficazes, um exemplo disso é querer emagrecer ou ter uma vida saudável e continuar com os mesmos hábitos do passado, sem fazer exercício físico e levando uma vida estressante, ingerindo gorduras saturadas e alimentos ultra processado, mesmo sabendo que eles são os principais causadores da obesidade.

Stephen Covey, fala em seu livro sobre os sete hábitos de uma pessoa eficaz e vamos falar sobre eles, o primeiro é ser proativo, colocar-se como sujeito ativo da situação quer dizer agir antes do problema, ser reativo é trabalhar no âmbito das preocupações e permitir que elas nos controle, as pessoas proativas concentram seus esforços no circulo da influência, saindo da postura de vitima e conseguindo melhores resultados.

O segundo é começar com o objetivo em mente, saber aonde se quer chegar aqui é o mais importante, se querer chegar a São Paulo e estiver com o mapa do Rio de Janeiro dificilmente chegará ao destino, aqui o foco é que determinará a conquista, se centrar no trabalho terá uma recompensa, se focar no dinheiro outra, na família outra, na igreja ainda outra por isso a importância de saber realmente o que se quer.

O terceiro hábito de uma pessoa eficaz é fazer primeiro o mais importante, aqui o que vale é a disciplina, ela vem de dentro, ser seguidor de seus valores e subordinar os sentimentos e humores, E. M. Gray passou sua vida pesquisando o denominador das pessoas de sucesso e descobriu que para a pessoa bem sucedida, é fazer algo mesmo quando você não quer fazer, a força resultante vem de seus objetivos e não do impulso ou desejo momentâneo.

Pense no ganha/ganha, quando as duas partes ganham a probabilidade do acordo dar certo é bem maior, na negociação ganha/perde provavelmente o perdedor poderá querer ganhar na próxima e será um problema futuramente.

O quinto hábito é procurar primeiro compreender do que ser compreendido, a comunicação é muito importante as distorções atrapalham uma comunicação eficaz.

O penúltimo habito é criar uma sinergia, essa sinergia nada mais é do que o resultado da soma total das peças que compões o tabuleiro da vida, é maior que a soma das partes.

E por fim afine o instrumento da transformação, preserve seu bem mais valioso, você mesmo.

Comentarios


Siga-nos nas redes sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2022 por MT Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page