GAFES NO AMBIENTE DE TRABALHO
- Claudia M. Ordine
- 1 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Existem tipos de comportamentos que não são bem vistos no ambiente de trabalho e comprometem e avaliação de quem age de acordo com tais padrões. São considerados pelos especialistas como verdadeiras gafes, e geralmente quem comete esses deslizes não percebem quão nocivos eles podem se tornar.
Um exemplo clássico é do profissional que passa por cima do seu superior direto na tentativa de conseguir um aumento de salário, aponta Minoru Ueda, autor do livro “Competência Emocional – Quanto antes, Melhor!” (Editora Qualitymark). Isso quebra o contrato psicológico de confiança entre o colaborador e o gestor, alerta o consultor e professor da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo).
O esquecimento é outra gafe. Não confie muito na memória. Se o chefe não está na sala dele e você atende ao telefone, é melhor anotar o recado para não passar pelo constrangimento de esquecer-se de transmitir a mensagem. Esses lapsos podem fazer com que você não inspire mais confiança em seus superiores.
Falar demasiadamente é outro problema segundo especialista em clima organizacional, fofocar sobre o modo de vida do colega de trabalho, informações pessoais e confidenciais comprometem a imagem do profissional. Falar alto, ou muito alto é um costume em geral repreensível pelas empresas. Pior ainda se o que diz está relacionado a aspectos, pessoal ou profissional, da vida de alguém: fofocas são potenciais geradores de conflitos que minam os relacionamentos na equipe.
Com as relações virtuais, novas maneiras de ser inconveniente passaram a atormentar o clima no escritório. Cuidado com o microfone aberto durante as reuniões virtuais de trabalho. O professor Ueda também menciona como exemplo o que chama de “e-mala”. São as pessoas que usam o e-mail corporativo para transmitir spams ou correntes do tipo: quem não repassar para 20 amigos terá sete anos de azar. Outro centro de discórdia é o facebook. É preciso cuidado.
Comments