É NECESSÁRIO INVESTIR EM QUALIFICAÇÃO
- Claudia M. Ordine
- 1 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Com a globalização e os avanços tecnológicos conectando os quatro cantos do planeta, diminuíram-se a distância, encurtou-se o tempo e as coisas acontecem com uma rapidez cada vez mais acelerada. E a cúpula ficou pequena para o volume de informações, para a abrangência dos conhecimentos requeridos em um contexto cada vez mais complexo.
Daí a necessidade crescente de descentralizar, dar autonomia, de contar com um número maior de profissionais pensantes, pró-ativo, criativos, com senso crítico e pensamento sistêmico.
Eis que a necessidade vem se chocar com a falta de profissionais preparados para assumir desafios. A situação se agrava com o atual crescimento da economia em termos mundiais, que acaba gerando novos postos de trabalho, aumentando a demanda por profissionais qualificados.
A economia mundial vem crescendo em media 3% ao ano desde 2004, e a crescente dificuldade em preencher vagas com requisitos avançados de profissionalização é sentida em nível mundial. Porém nos outros países observa-se uma grande preocupação e ações para elevação do nível de escolaridade.
Em dimensões de Brasil, com graves deficiências no sistema educacional e uma massa de quase quatorze milhões de desempregados, seria imprescindível uma ação conjunta no desenvolvimento e implantação de novos métodos e programas de qualificação que promovessem resultados mais rápidos.
Treinar esses trabalhadores que não possuem qualificação e oferecer cursos e oportunidades para serem desenvolvidos seus talentos e potenciais seria muito interessante, e o melhor caminho para que o mercado de trabalho se torne menos deficitário.
Outro projeto que deve ser olhado com carinho é a formação do menor aprendiz, esses adolescentes que possuem entre 14 e 24 anos precisam ser capacitados para entrar no mercado de trabalho já com alguma experiência e com competências necessárias tanto técnicas como comportamentais, isso precisa ser intensificado e patrocinado tanto pelas empresas privadas como pelo poder público.
É necessário investir em qualificação.
Comments